segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curso de abordagem sindrômica reúne 100 profissionais de saúde


A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, conjuntamente com o Centro de Referência Júlio Brito e a 7ª Dires, o Curso de Aconselhamento em DST/HIV/Aids, Abordagem Sindrômica e Atualização em Biossegurança dirigido para 100 médicos e enfermeiros, dos quais 70% de Itabuna e os restantes de 19 municípios circunvizinhos.

A capacitação começou hoje, 26, e será encerrada na sexta-feira, 30 de setembro, no auditório do Itabuna Palace Hotel, na Avenida do Cinquentenário, no horário das 8 às 18 horas, com a implementação de um protocolo de atendimento aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o secretário Geraldo Magela, Itabuna sai na frente ao investir na capacitação em conjunto com a 7ª Dires. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica e no Programa de Saúde da Família de Itabuna, além de médicos e enfermeiros da Média e Alta Complexidade, ou que atendem nos presídios de Itabuna e Ilhéus e mesmo no Centro de Referência Júlio Brito.

Ele destaca ainda a elaboração de um protocolo de atendimento em DST/AIDS, o que visa melhorar a qualidade do acolhimento e mesmo do atendimento aos pacientes: “A questão é séria e na Bahia tem inclusive crescido o número de casos de siflis congênita, o que vem recebendo atenção da nossa secretaria para reversão deste quadro em Itabuna, que tem recebido pacientes de outros municípios e se consolida como um polo regional de serviços na área da saúde”.

Nenhum comentário: