sexta-feira, 2 de setembro de 2011
CZZ de Ilhéus realiza combate a roedores e alerta para prevenção de leptospirose
O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Ilhéus tem realizado atividades de combate a roedores, em função dos casos de leptospirose que tem surgido na cidade. A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a qual é eliminada no ambiente pela urina de ratos. Segundo o coordenador do CZZ de Ilhéus, Aloísio Correia, “todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus são acompanhados por nossos técnicos”.
Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Neste ano de 2011, foram notificados 19 casos da doença em residentes em Ilhéus. Destes casos, 14 foram confirmados e dois foram a óbito. Os bairros com maiores notificações foram o Teotônio Vilela, Malhado e Ilhéus II.
Aloísio afirma que “Ilhéus não está com um surto de leptospirose, mas é preciso que as pessoas estejam em alerta a algumas situações para que a doença não se prolifere ainda mais”. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, deve entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a postura do raticida, uma espécie de veneno para ratos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário