domingo, 18 de setembro de 2011

Maior goleador pós-Pelé, Borges finda tabu corintiano no Pacaembu


O Corinthians empatava com o Santos por 1 a 1 no Pacaembu neste domingo e precisava vencer para recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro, mas não contava com a estrela do camisa 9 rival, que brilhou pela 17ª vez nos últimos 20 jogos, virando o clássico para a equipe visitante. Era Borges, que consolida-se como o goleador do Santos depois da "era Pelé" e ajudou a findar um tabu de 5 anos sem derrotas corintianas em clássicos no estádio. O jogo acabou 3 a 1.

Na jogada do tento decisivo, o segundo do Santos, Alan Kardec brigou pela direita, venceu a marcação adversária tiana e cruzou meia-altura, no pé direito de Borges. Ele concluiu com classe, de primeira, e ainda teve tempo de ver a bola desviar na trave direita de Julio Cesar e morrer nas redes corintianas. Um belo gol, que deu ânimo extra para o Santos partir para cima e quase ampliar no minuto seguinte com Neymar.

O gol de Borges, artilheiro do Nacional, assim como todos seus outros 16 com a camisa santista, entra para a história do clube, pois deixa o atacante com a melhor média de gols pós-era Pelé. Com 20 jogos disputados, ele atingiu 0,85 de média por partida e segue sendo decisivo para o Santos no Campeonato Brasileiro. Agora, ele só está atrás de Araken (0,92 por jogo), Pelé (0,98) e Feitiço (1,43) no ranking de todos os tempos.

Além disso, o pé direito de Borges quebrou uma marca histórica do Corinthians no Pacaembu. A equipe alvinegra não era derrotada por seus três maiores rivais no estádio que é considerado sua casa há quase cinco anos. O último revés havia sido justamente contra o Santos, em outubro de 2006, por 3 a 0. Depois disso, foram 13 vitórias e quatro empates contra São Paulo, Palmeiras e o próprio Santos.

Com o triunfo, o Santos começa a sonhar com o título nacional pela primeira vez no campeonato. Isso, porque a equipe praiana atingiu 32 pontos e está a 13 do líder Vasco, mas possui dois jogos a menos e confrontos diretos contra a maioria dos times que brigam pelo topo da tabela. O Corinthians, por sua vez, estacionou nos 43 pontos e perdeu a liderança depois de oito rodadas.

Nenhum comentário: