sábado, 24 de agosto de 2013

Ilhéus garante cota de cirurgias eletivas pelo SUS

No último mês de julho, o sistema de saúde pública do município de Ilhéus conseguiu realizar a cota de 60 cirurgias eletivas, tanto no âmbito municipal como no regional, e, dessa forma, garantir a manutenção desses procedimentos na rede. Conforme a portaria do Ministério da Saúde, em vigor desde o ano passado, Ilhéus não havia cumprido a cota mínima estabelecida para o Sistema único de Saúde (SUS) e, por isso, corria o risco de perder a autorização para essas cirurgias.
A secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, explicou que diante dessa situação, convidou os prestadores de serviço (hospitais) para incrementar a cobertura da demanda de cirurgias eletivas a fim de garantir que Ilhéus e a região fizessem jus a receber novamente esses recursos. “Nossa ação foi positiva e a nova portaria do Ministério da Saúde já foi publicada”, salientou.
A medida beneficia ainda os pacientes dos municípios de Canavieiras, Una, Santa Luzia, Arataca, Uruçuca, Itacaré e Mascote, que são pactuados com a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau). As cirurgias eletivas são procedimentos de urgência e de média complexidade, como a esterectomia(retirada do útero) e herniorrafia (correção do defeito na musculatura – e/ou na capa que reveste os músculos – que permite o aparecimento da hérnia), por exemplo, com a cobertura do SUS.

Nenhum comentário: