sábado, 24 de agosto de 2013

Itabuna iniciou Campanha de Multivacinação neste sábado

Nem mesmo a garoa que insistentemente caía em Itabuna neste sábado, 24, impediu que centenas de pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos abrissem mão do dever de fazer cumprir um dos direitos seus filhos, que é o de receber as vacinas necessárias à imunização contra doenças virais, como o sarampo, a coqueluche, a catapora e a hepatite. 
 
Com isso, o movimento nos postos da Rede Básica de Saúde foi constante das 8 às 17 horas, quando a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou mais de 400 servidores para atuar no Dia “D” da Campanha Seletiva de Multivacinação, com o objetivo de promover a atualização da Carteira de Vacinação das crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

Na Unidade Básica de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, por exemplo, até às 11 horas, 105 crianças haviam passado pela triagem para identificar a necessidade, ou não, de receber alguma dose da vacina. Dentre estas, 39 foram imunizadas, inclusive recebendo doses orais de Vitamina A. Acompanhando a filha Raissa, de 4 anos, o trabalhador da construção civil Jefferson dos Santos ressaltou a importância dos pais levarem os filhos aos postos de saúde para serem vacinados.

“A vacina é um direito da criança e quando deixamos de vacinar os nossos filhos, estamos colocando em risco as suas vidas por conta das doenças que eles podem adquirir. Por isso, sempre que é promovida uma campanha como esta não abro mão de trazer minha filha para receber as vacinas necessárias”, argumentou. Após passar pela triagem e ser constatada a atualidade das vacinas, a filha de Jefferson recebeu apenas a dose de Vitamina A.

Da mesma opinião comunga a dona de casa Ivonete Batista de Souza, que levou até a Unidade de Saúde Alberto Barreto, a pequena Vitória para atualizar o cartão de vacina. “Para mim é muito importante vacinar meus filhos, pois sei que algumas dessas doenças podem até matar”, disse. A vacinação aconteceu em 30 unidades de Saúde, instaladas em diversos bairros de Itabuna. Em três comunidades, cujos postos de saúde estão em reforma, foram disponibilizadas unidades móveis de vacinação.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Gracilene Dias, a Campanha de Multivacinação prosseguirá até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. Ela explica que por se tratar de uma campanha seletiva não foram estabelecidas metas de vacinação. 

“Porém, é importante que os pais e responsáveis não descuidem do direto dos seus filhos de estarem imunizados. Porque, além de ser um dever do estado e do município assegurar às crianças o acesso às vacinas, é antes de tudo uma obrigação fazer valer esse direito”, disse.

Nenhum comentário: