terça-feira, 15 de julho de 2014

Alimentos que ajudam a deixar a sua pressão sob controle

Se existe alguma vantagem da hipertensão em relação a outras doenças é o fato de que existem várias maneiras de amenizar seus sintomas sem o uso de medicamentos quando diagnosticada nos estágios iniciais. Uma delas, de acordo com pesquisas, é aproveitar os benefícios para a saúde de determinados alimentos como se verá a seguir.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta é um mal silencioso que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros. Explica-se: por não apresentar sintomas, quando se manifesta o estrago já está feito. Por isso, como diz sabiamente o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Um bom começo, como mostra uma importante pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, é caprichar no cardápio. Isso implica em evitar alimentos industrializados e levar ao prato os chamados funcionais que, além de matar a fome, possuem substâncias amigas da saúde. De acordo com o estudo, os eleitos são os ricos em cálcio, magnésio e potássio como a banana e o iogurte desnatado, que mantêm o calibre dos vasos menos apertados.

Veja a seguir alguns alimentos que, aliados a uma rotina de exercícios e diminuição do peso, do álcool e do cigarro, ajudam a controlar a pressão arterial: 

Frutas vermelhas: azedinhas e saborosas, elas são ricas em flavonoides. Queridinhas dos nutricionistas, essas substâncias, encontradas na amora, no morango, no mirtilo e na framboesa ajudam a promover a elasticidade das artérias. Isso acontece porque os flavonoides têm ação antiinflamatória e antioxidante, essencial para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e pelo surgimento de alguns tipos de doenças.

Dica: como essas frutas não dão o ano inteiro e não são muito comuns no Brasil (com exceção do morango) é possível encontrá-las na forma de polpa ou congeladas nas geladeiras dos supermercados. São deliciosas na forma de sucos, sorvetes, geleias e caldas.

Beterraba: o suco do tubérculo tem se mostrado eficiente para manter a pressão controlada por até 24 horas depois de ingerido. Se há pouco tempo, acreditava-se que a bebida era indicada apenas para pessoas com quadros leves, a cena mudou de figura graças a estudos realizados na Universidade Queen Mary, no Reino Unido. Agora já se sabe que o benefício é até mais expressivo em quem já tem hipertensão. Dos pacientes avaliados, aqueles que tomaram 250 mililitros de suco de beterraba tiveram a pressão sistólica reduzida em aproximadamente 10 mmHg. Ou seja, se uma pessoa tem pressão de 140 por 90 mmHg antes do refresco, na sequência a medida cairia para 130 por 90 mmHg.

Dica: se a ideia de tomar suco de beterraba não é animadora, tudo bem. O vegetal pode ser usado em sanduíches e saladas, desde que crus para garantir que não percam os nutrientes durante o cozimento. Duas beterrabas são mais do que suficientes para obter os os benefícios.

Iogurte com baixo teor de gordura: um potinho por dia garante 49% de cálcio, 12% de magnésio e 18% de potássio das suas necessidades diárias e dão uma força para manter a pressão sob controle.

Dica: versátil, o iogurte pode ser ingerido com frutas ou ser usado como base para molhos levinhos de salada. Em geral, as versões tradicionais contêm mais cálcio do que o iogurte do tipo Grego, mais rico em gorduras. 

Canela: recente artigo publicado no Nutricional Journal, dos Estados Unidos, mostrou que apenas 2 gramas de canela (o equivalente a meia colher das de chá) também dá uma força para reduzir a pressão. A especiaria se mostrou particularmente benéfica para adultos com pré-diabetes ou com diabetes do tipo 2. 

Dica: um bom jeito de potencializar o efeito da canela é consumi-la junto com a banana que, por ser rica em potássio, ajuda a diminuir a absorção de sódio pelo organismo, um dos vilões quando o assunto é pressão alta.

Chocolate: um dos doces preferidos dos brasileiros, ele é capaz de fazer a pressão cair um tanto. O responsável por esse feito são os flavonoides do cacau, responsáveis pela formação de óxido nítrico que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Porém, para usufruir o melhor da guloseima, ela deve conter entre 50 a 85% da substância. Essa conclusão foi reforçada após a revisão de 20 trabalhos científicos, com mais de 800 participantes, pelo Instituto Nacional de Medicina Integrativa, em Melbourne, na Austrália.

Dica: não é qualquer chocolate que derruba a pressão. Somente os amargos com uma maior concentração de cacau. Por isso, controle a ingestão de outros tipos, como o branco e ao leite, que só engordam e não fazem bem a saúde.
Feijão branco: faz parte do time dos alimentos que devem fazer parte da rotina alimentar. Uma xícara de chá contém 13% de cálcio, 30% de magnésio e 24% de potássio das suas necessidades diárias. 

Dica: o preparo do feijão também conta pontos e deve deixar de lado os temperos industrializados cheios de sódio. Nada mais gostoso do que usar alho, cebola e louro.

Quinoa: de tão nutritiva, foi eleita o alimento internacional de 2013 pelas Nações Unidas. Uma xícara do grão cozido soma 3% de cálcio, 30% de magnésio e 9% da quantidade de potássio necessária por dia. Além disso, contem uma grande concentração de proteína, o que a torna bastante indicada para quem não come carne. 

Dica: rápida de cozinhar, demora metade do tempo que o arroz integral, fica uma delícia pura ou acompanhada de legumes. Por não conter glúten, pode ser usada no preparo de pães e bolos com alto valor nutritivo.

Nenhum comentário: