terça-feira, 7 de abril de 2015

Morre, aos 77 anos, Antônio Augusto dos Santos, pioneiro no plantão esportivo no Brasil

Morreu, no último domingo (5/4), o radialista Antônio Augusto dos Santos, considerado o pai do Plantão Esportivo no Brasil. “Totonho”, como era conhecido, tinha 77 anos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em Porto Alegre (RS).

De acordo com a assessoria de imprensa do Grêmio, o velório ocorreu às 14h, na Capela B do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (Rua Guilherme Schell, 467). O sepultamento está previsto para esta segunda-feira (6/4).

Em 1960, Antônio Augusto ingressou na Rádio Difusora, atual Bandeirantes. No ano seguinte, criou o Plantão Esportivo, o primeiro do Brasil. Atuou três anos na Rádio Farroupilha antes de chegar à Rádio Guaíba, emissora onde permaneceu no ar por 20 anos.

Neste período, passou também pela Rádio Gaúcha na década de 1980. Mais tarde, retornou à Guaíba, onde se tornou o primeiro Plantão Esportivo a participar “in loco” de uma Copa do Mundo, no México, em 1986.

Totonho foi para a Rede Pampa em 1999, onde permaneceu até 2013. Lá, comandou o programa “Plantão das Multidões”, nome alusivo ao apelido que recebeu dos ouvintes.

Em 2007, declarou publicamente sua torcida pelo Grêmio. No ano seguinte, abriu espaço do seu programa na emissora para levar ao ar, de forma pioneira, o som da Grêmio Rádio, em parceria com o clube.

Nenhum comentário: