segunda-feira, 6 de abril de 2015

Três carros fumacê reforçam o combate a dengue em Itabuna

Em uma ação conjunta das secretarias municipal e estadual de Saúde (SMS e Sesab) a partir desta terça-feira três carros fumacê da Secretaria de Saúde da Bahia começam a aplicar inseticida nos 25 bairros de maior notificação de casos de dengue em Itabuna.

Os carros fumacê fazem parte do plano de contingência definido pela SMS e Sesab, em razão do aumento nos números da dengue na cidade e devido à ameaça da chikungunya. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde registra 2.996 notificações da doença com a confirmação de 134 casos pelo Laboratório Central do Estado – Lacen. Desde o inicio do ano que as ações de combate a dengue no munícipio têm sido reforçadas.

Nesta segunda-feira a Sesab mandou uma equipe técnica ao município para instalar um laboratório anexo à Unidade de Pronto Atendimento da Dengue e Chigunkunya, no antigo Sesp, e capacitar a equipe de biomédicos da Secretaria Municipal da Saúde. Outro reforço foi a contratação de mais 65 agentes de combate às endemias, dos quais 54 já foram incorporados ao trabalho de campo. Diariamente o Pronto Atendimento, que é unidade referenciada para a rede de unidades básicas de saúde, atende média de 100 pacientes com sintomas da doença.

Nenhum comentário: