quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jovens assistidos pelo Creas-MSE de Ilhéus concluem oficina de produção de pufes

Doze adolescentes em cumprimento de medidas educativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-MSE)de Ilhéusreceberam nesta segunda-feira, dia 26, os certificados de conclusão da oficina de confecção de pufes, realizada durante todo o mês de agosto. A promoção de atividades profissionalizantes faz parte das ações de reintegração social desenvolvidas pelo centro. As próximas oficinas previstas são de panificação e pizzaiolo.
O Creas-MSE é um programa do Governo Federal desenvolvido, em Ilhéus, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), que atende crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância. Todas as atividades seguem as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias.
Segundo a coordenadora do programa no município, Fanny Rossi, os cursos do centrosão fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos assistidos, bem como são fatores de motivação para o aprendizado e a busca por novas oportunidades.  O adolescente de iniciais F.S.F. de 16 anos, afirmaque gostou daoficina de pufes e pretende completar os estudos para buscar uma formação e batalhar por um emprego.
Conforme explica Fanny Rossi, o Centro de Referência promove continuamente cursos que contribuem para a profissionalização dos adolescentes. Outras oficinas que fazem parte das atividades são de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC).

Nenhum comentário: