quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ONS: após apagão, energia retorna em capitais do Nordeste

A assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS) informou, às 16h30 desta quarta-feira, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. João Pessoa não foi contabilizada, mas o Terra apurou que a energia na capital paraibana também começava a voltar. Já a assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

Em Pernambuco e no Piauí, faltou energia em todos os municípios. Na região metropolitana do Recife, o metrô foi afetado. A Celpe distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. Segundo a assessoria da empresa, o problema não foi em seu sistema. No Piauí, o apagão causou transtornos principalmente nos hospitais e no trânsito. 

Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Ceará, faltava luz nas cidades de Maracanaú, Quixiadá, Caucaia e Sobral, entre outras. Na Bahia, os municípios de Feira de Santana, Campo Formoso, Vitória da Conquista e Camaçari foram atingidos.

O Terra apurou que apenas às 16h35, começou a voltar a energia em alguns bairros de Salvador, como Stella Maris, Vilas do Atlântico, Barra e Federação. Às 18h, toda a capital baiana tinha luz. Porém, o trânsito ficou completamente parado nos principais cruzamentos das vias de grande movimento da capital baiana, apesar de a empressa de trânsito Transalvador ter enviado agentes para organizar o fluxo nos maiores pontos de congestionamento, que somaram 12 quilômetros, marca significativa para a cidade. Por volta das 16h40, parte de João Pessoa já tinha luz. Às 16h50, Fortaleza também teve a energia restabelecida.

Nenhum comentário: