quarta-feira, 27 de julho de 2011

Funcionários do Hblem foram treinados para captação de órgãos


Profissionais do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – Hblem participaram na terça-feira (26) de um treinamento para captação de órgãos na região Sul da Bahia. De acordo com o coordenador de transplantes no Estado, que gerenciou o treinamento, Eraldo Salustiano de Moura, o encontro envolveu médicos e enfermeiros em várias atividades, visando prepará-los para uma entrevista familiar, que poderá gerar uma doação de órgãos.


Durante a capacitação, os profissionais da Organização de Procura de Órgãos – OPO foram orientados para atuarem no momento em que familiares perdem seus entes queridos em decorrência de morte encefálica. Nesse encontro, os profissionais poderão produzir toda orientação e todas as informações para que essa família seja, não só acolhida, mas se for de vontade dela, permitir a doação de órgãos para a unidade hospitalar.

Importância

“Nós temos uma atividade muito intensa no processo de informação e educação. Todo processo que leva uma família a doar, passa por um conhecimento prévio sobre a importância de doar. Isso só se consegue com informação, com processo de educação, com cursos, palestras, com a sociedade percebendo os benefícios do transplante, já que vão beneficiar outras pessoas da sociedade”.


Além do serviço de captação, o coordenador do treinamento, Eraldo Salustiano revelou que, entre outras prioridades, a finalidades é fazer do Hblem uma unidade de transplante. “O objetivo é que o Hblem seja um pólo de transplante, que possamos fazer em Itabuna, não atividade de captação, mas também de transplante”, frisou.

Nenhum comentário: