sexta-feira, 29 de julho de 2011

Plano de Interiorização do Gás Natural


A inauguração da primeira Estação de Transferência de Custódia (ETC) de gás natural do interior do estado marca o inicio do Programa de Interiorização do Gás Natural Canalizado da Bahiagás. Aliada a projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), a ETC faz parte do esforço para mudar o mapa do desenvolvimento baiano, favorecendo a migração da indústria para o interior ao garantir este insumo competitivo.

A estação é a primeira no sul do estado ligada ao Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), que foi concluído pela Petrobras em março de 2010. Com a ETC, a companhia passará a atender a região sul com capacidade de fornecimento de 500 mil metros cúbicos/dia de gás natural. Esta primeira etapa atende ao Centro Industrial de Itabuna.

Além do gás natural veicular (GNV), que atualmente chega à cidade por meio de carretas-feixe, com a ETC será possível fornecer o combustível via gasoduto para grandes fábricas como a Nestlé, Trifil, Delfi Cacau, para a indústria cacaueira e outros postos de combustíveis.

No final do ano, será inaugurado o primeiro empreendimento residencial no interior do estado a consumir gás natural residencial, dentro do Programa de Gás Social da empresa. Na primeira fase, o fornecimento será para 228 apartamentos. No final de 2012, mais 232 unidades serão entregues.

Dentro do projeto do Governo do Estado, a Bahiagás investirá, até 2013, cerca de R$ 100 milhões no sul e extremo sul da Bahia, na construção de centrais de distribuição e de dutos que levarão o gás natural a empresas, residências, comércio e postos de combustíveis da região.

Nenhum comentário: