
O Porto Internacional de Ilhéus poderá ser interditado a qualquer momento por absoluta falta de condições de atracação de navios, já que esse terminal vem sendo assoreado a cada dia e o nível de profundidade chegou ao seu limite crítico, trazendo sérios riscos para as embarcações.
A denúncia está sendo feita pelo Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minérios de Ilhéus, Maraú e Caravelas, Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Ilhéus, Sindicato dos Conferentes e Consertadores de Carga do Porto de Ilhéus e Sindicato dos Vigias Portuários do Porto de Ilhéus, Maraú e Caravelas, que entraram esta semana com uma ação no Ministério Público Federal exigindo que a Codeba respeite as ações discutidas e deliberadas pelo Conselho de Autoridades Portuárias e promova as intervenções necessárias para garantir o funcionamento o Porto de Ilhéus.
De acordo com os presidentes dos sindicatos da orla portuária, a situação do porto de Ilhéus é crítica e a cidade poderá dormir com o porto aberto e acordar com o terminal portuário interditado. O pior é que até agora não existe nem mesmo o projeto de dragagem do porto, já que até hoje não foi atualizado o Plano de Zoneamenro do Porto de Ilhéus (PDZ). Sem isso não há como elaborar qualquer projeto de melhorias no Porto de Ilhéus. O problema, na avaliação dos portuários é grave e pode causar um enorme prejuízo não somente para a movimentação de mercadorias, como também comprometerá a atracação de navios transatlânticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário