terça-feira, 26 de julho de 2011

Profissionais de saúde indígena treinam para fazer teste rápido de HIV, sífilis e hepatite

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, está promovendo um terinamento para cerca de 70 profissionais da área de saúde indígena para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Além de agirem como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para outros profissionais de seus distritos sanitários, eles também vão trabalhar diretamente nas aldeias.

O curso de capacitação será realizado até sexta-feira (29). “Este trabalho é uma prioridade para a saúde indígena, pois leva o atendimento à saúde em sua integralidade aos povos. Porém, é fundamental lembrar que todo trabalho deve ser realizado respeitando as especificidades de cada cultura”, disse o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza.

Para fazer o teste rápido, são suficientes poucas gotas de sangue para um diagnóstico confiável das três doenças (HIV, sífilis e hepatite) e no tempo médio de 30 minutos é possível obter o resultado sem que os pacientes indígenas sejam removidos para uma área urbana. Informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário: