
Durante  uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizado nesta  quarta-feira (22), no Sesp, o Departamento de Vigilância a Saúde  apresentou o Plano de Contingência de combate a Dengue em Itabuna–  2011/2012, com a notificação dos casos da doença no município e as  iniciativas para o trabalho de prevenção no próximo ano.
De acordo  com o diretor do departamento, Florentino Souza Filho, desde o mês de  janeiro até o momento não foi registrado nenhuma epidemia de dengue na  cidade. Neste período foram notificados 310 casos oficiais, três por  Dengues com Complicações e seis por Febre Hemorrágica da Dengue, que  evoluíram para a cura, não gerando nenhum óbito. Os demais casos  registrados foram de dengue clássica, com sintomas comuns de mal estar.
Para  o ano de 2012, o Plano de Contingência exibido ao conselho consiste em  preparar toda a infraestrutura da Atenção Básica para atender os  pacientes com os sintomas da doença. “A ideia é que toda a Atenção  Básica esteja preparada com profissionais e materiais para não  sobrecarregar a Atenção Secundária (Centros de Referências) e Terceária  (Rede Hospitalar)”, frisou Florentino Souza.
Durante o encontro, foram apresentadas possíveis decisões e alternativas a serem tomadas em uma eventual entrada de um sorotipo diferente, já que segundo o diretor do departamento, o município foi contaminado pelos vírus dos tipos 1 e 2, enquanto os sorotipos 3 e 4 não foram registradas a circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário