quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Itabuna inova e amplia prevenção no pré-natal
Numa ação pioneira, a Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna disponibilizará a realização de exames pré-natais, através do Projeto Triagem Pré-Natal com papel de Filtro no Sul da Bahia de autoria do pesquisador Ney Boa Sorte, doutor em Saúde Coletiva - ISC/UFBa e a equipe da APAE-Salvador. O sistema é considerado rápido e eficiente, permitindo com baixo custo detectar e prevenir várias doenças ainda no período da gestação.
O projeto, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Magela, beneficiará as gestantes e, consequentemente recém-nascidos do município contribuindo para a redução da morbimortalidade maternoinfantil: “A identificação de doenças no período pré-natal e o seu tratamento adequado e em tempo hábil podem impedir a transmissão vertical de doenças da mãe para o bebê oferecendo oportunidade e rapidez necessária para possibilitar o tratamento”, argumentou.
“A ideia é disponibilizar o exame de triagem no mais curto espaço de tempo possível. No período de 24 a 25 de outubro, estaremos realizando o treinamento dos profissionais de nível médio e superior no auditório da FTC, em Itabuna, para divulgação da metodologia e difusão das estratégias para operacionalizar o projeto inserido no Programa de Assistência ao Pré-Natal”, ressaltou o secretário.
Ele explica que a adoção da técnica de coleta em papel de filtro no programa de pré-natal do município beneficia a população, pois permite um maior acesso aos exames pré-natais, com obtenção de resultados rápidos. Entre as doenças que poderão ser detectadas pela triagem em papel filtro estão: HIV, Hepatite B, HTLV e sífilis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário