quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Itabuna quer sensibilizar ao público masculino contra sífilis


Como parte das comemorações do Dia Nacional de Combate a Sífilis, celebrado tradicionalmente no terceiro sábado de outubro, a Secretaria de Saúde de Itabuna vem promovendo hoje (26) e amanhã (27) através do Centro de Testagem e Aconselhamento uma série de palestras, exames e atividades, no Centro de Referência Júlio Brito (CRJB).

O objetivo da campanha é conscientizar à população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença, tendo como público alvo os homens. A mobilização envolve um apelo visando sensibilizar ao público masculino uma vez que ainda não foi alcançada a diminuição da incidência da doença nessa categoria: “Homem, faça o exame da sífilis”.

“A sífilis é uma doença silenciosa, que só pode ser descoberta através do exame, e tem cura”, ressalta a coordenadora do Centro de Referência Júlio Brito, Maria Vitória Ramos Gonçalves.
Para a paciente F.M.C, que está em tratamento no CRJB, a iniciativa da campanha é elogiável e visa “fazer com que as pessoas possam ser orientadas, aumentando os cuidados para a prevenção da doença e prestando maior atenção com relação à sua saúde”, complementou.
 
O que é sífilis
Sífilis é um tipo sério de infecção bacteriana. Geralmente é transmitida de uma pessoa a outra através do contato sexual. Quando não é tratada, a doença pode levar a lesão irreversível de tecidos como o cérebro e os nervos.

Durante os estágios iniciais da doença aparecem vesículas pelo corpo, especialmente na região genital. Se tocar em uma destas vesículas de uma pessoa contaminada, é bem provável que bactérias entrem em contato com a sua pele. Se então estas bactérias atingirem alguma região úmida de seu corpo (por exemplo: boca, ânus ou vagina) ou então em algum corte na pele, há probabilidade de contaminação se espalhando rapidamente através da corrente sangüínea.

Nenhum comentário: