sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Abertura da Infoilhéus traz expectativa de bons negócios


Ao participar da abertura da sexta edição da Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (Infoilheus), na tarde desta quinta-feira (3), no centro de convenções, o secretário de Governo, Alisson Mendonça, disse que os governos municipal e estadual têm se empenhado em aquecer o Pólo de Informática que gera cotas do ICMS e empregos diretos e indiretos na região. Na oportunidade, ele propôs um encontro com empresários do setor, diretores do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletroeletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec) e representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, com o intuito de discutir, juntamente com o prefeito Newton Lima, a Infoilheus de 2012.

Já o presidente do Sinec, Gentil Pires, ressaltou que o crescimento econômico passa necessariamente pelo debate com os segmentos sociais, no levantamento de informações, procurando não apenas atender o presente, mas com uma visão no futuro. Gentil Pires lembrou que “com 16 anos de funcionamento, vemos que o nosso Polo de Informática passou e passa por algumas dificuldades que podem ser consideradas oriundas da maneira como foi implantado, levado pela situação e crise enfrentadas pela região. Naquela época, não tínhamos uma estrutura de instituições de ensino superior que é a base de sustentação de um projeto, como foi o caso do nosso polo”.

Reestruturação do pólo – E durante o seu relato, o presidente do Sinec destacou que “um polo industrial não pertence exclusivamente aos empresários. Ele faz parte da vida de todos os segmentos sociais e é elemento integrante de uma sociedade, que gera emprego, renda e cria novas oportunidades de negócios. A parceria com o poder público só tende a render grandes dividendos, principalmente nas áreas social, da educação e da preservação ambiental”. Criado em 1995, atualmente funcionam no Polo de Informática 44 empresas que geram mais de 1.200 empregos diretos.

Nenhum comentário: