terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sete presos fogem da delegacia da cidade de Bom Jesus da Lapa


Sete presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (28) da carceragem da delegacia do município de Bom Jesus da Lapa, localizada a 777 km de Salvador. Segundo informações de Antônio Carlos Santana da Silva, coordenador regional da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa), no momento da fuga havia 58 presos na delegacia que tem capacidade para abrigar apenas 16 homens.

Um buraco em uma das celas que dá acesso à rua foi feito pelos detentos com ferros e vergalhões. A polícia investiga as circunstâncias da entrada desses objetos na delegacia.

Escaparam da carceragem Ronaldo Matias Lima, Luciano Carlos da Silva, Dilberto Demichele Lima, Valdezir Rodrigues dos Santos, Iramaia Pedreira Ferraz Silva, José Carlos Lopes de Souza, mais conhecido como Carlinhos do PT e Gerson Oliveira Rosa, que era fugitivo da delegacia do município de Luís Eduardo Magalhães e foi preso pelos policiais de Bom Jesus da Lapa na quarta-feira (23) da semana passada.

O coordenador regional informou ainda que até o momento nenhum fugitivo foi recapturado.

Outras fugas
Esta é a quinta fuga de presos em três dias em todo o estado. Em Barreiras, 82 presos fugiram da delegacia da cidade no dia 25 de novembro. 14 homens já foram recapturados, dois deles se entregaram de forma espontânea.

Também nesta madrugada no município de Almadina, três presos escaparam da carceragem. Há duas semanas dos detentos realizaram uma greve de fome, reivindicando agilidade nos processos e a superlotação das celas.

No sábado (26) um policial morreu na fuga de Rivaldo Oliveira da delegacia de Porto Seguro. A polícia informou que um carcereiro foi rendido quando entrou na cela para socorrer outro preso. Rivaldo, armado, na saída da DT atirou no policial militar Luis Cláudio Dias dos Santos, que morreu na hora.

Na capital baiana, 52 presos escaparam de duas delegacias do Complexo Policial dos Barris neste domingo (27). No momento da fuga, havia no local cinco agentes e um delegado de plantão. 15 detentos já foram recapturados.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou hoje a criação de 4.500 vagas no sistema prisional até 2013 nas cidades de Feira de Santana, Barreiras, Salvador, Vitória da Conquista e Eunápolis.

Além disso, a SSP informou que medidas preventivas serão adotadas como o aumento do efetivo dos policiais nas cidades respectivas principalmente nas festas de fim de ano.

Nenhum comentário: