domingo, 13 de novembro de 2011

Beltrame: trunfo foi ocupar sem derramar uma gota de sangue


O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou na manhã deste domingo que o maior objetivo foi alcançado na operação para ocupar a favela da Rocinha - que era devolver o local à comunidade, depois de 30 anos na mão de criminosos. "O nosso objetivo era devolver aquele território para a população e isso foi feito. O nosso trunfo foi fazer tudo isso sem derramar uma gota de sangue, sem dar um tiro", afirmou o secretário.

Para ele, o paradigma de violência que o Rio de Janeiro sempre viveu vem sendo quebrado com o trabalho conjunto dos governos estaduais, federais e municipais. "Os passos que temos dado não são os passos que muitos desejam, mas são passos sólidos. O problema é muito grande, e é grande porque é histórico."

Segundo Beltrame, é "temerário" falar que não há mais bandidos dentro das três comunidades - Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu -, já que as forças de segurança estão há pouco tempo dentro das favelas. De acordo com ele, em uma operação do tamanho da realizada, alguns ganham e outros perdem. E hoje quem perdeu foram os traficantes. "Esse trabalho começou e não tem data para encerrar. É a libertação do jugo do fuzil. Quem vai dar o tempo de transição para a entrada da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) será o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e a Tropa de Choque", afirmou.

Nenhum comentário: