Com o intuito de fomentar a geração de renda, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através das secretarias de governo, reuniu na última terça-feira (1º), na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), representantes de associações de bairros e costureiras para informar detalhes sobre a criação da Cooperativa das Costureiras, que tem o propósito de oferecer a oportunidade as profissionais itabunenses a conquistarem sua própria renda, tornando titulares do próprio negócio.
De acordo com a coordenadora política, Maria Alice Pereira, a ideia do projeto é de promover a integração entre a comunidade e o Poder Público e fazer com que a cooperativa possa profissionalizar as costureiras, que se tornarão proprietária do próprio negócio. A ideia é inaugurar a cooperativa no mês de dezembro, já com produtos para serem comercializados, visando a Festa do Natal.
“Todos passam a ganhar, a se emancipar e ter a sua dignidade, a sua cidadania resgatada. Quantas mulheres estão em casa, que podem estar produzindo, ajudando o marido nas despesas do lar e se ela passa a vir nas suas horas de folga, passará a contribuir com a renda familiar”, destacou Maria Alice.
A cooperativa vai funcionar nas antigas instalações da feira do bairro Conceição, mas antes, as costureiras passarão por um processo de seleção, com um psicólogo e assistente social, além de ser verificada a qualificação profissional, para em seguida iniciar o treinamento. Durante o seu funcionamento, a cooperativa será administrada pela Prefeitura de Itabuna, que estará disponibilizando o espaço físico, o material e as máquinas industriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário