sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fórmula de disputa do Baianão 2012 é aprovada por unanimidade


A partir de 18 de janeiro, a bola vai rolar na maior competição de futebol da Bahia. Responsável por provocar emoções, alegrias, e até euforia nos torcedores, o Campeonato Baianão 2012 promete contagiar os amantes do futebol no Estado.

Porém, engana-se quem pensa que os trabalhos só começarão quando virar o ano. Nesta sexta-feira (18), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou a reunião do Conselho Técnico do Baianão.

Presidentes e diretores dos 12 clubes participantes compareceram ao encontro e aprovaram, com louvor, a fórmula de disputa apresentada pela entidade.


No campeonato, todos os times jogarão entre si em partidas de ida e volta na fase de classificação. Os quatro primeiros seguem para a semifinal, jogando 1º x 3º e 2º x 4º. Os dois vencedores disputarão o título. Já os dois últimos colocados da primeira fase descem para a segunda divisão do ano seguinte.

A novidade ficou por conta da volta da disputa do 3º lugar, que renderá ao vencedor uma vaga na Copa do Nordeste de 2013. No total, serão 140 jogos, com a grande decisão no dia 13 de maio.

"Para fazer esta fórmula, utilizamos diversos critérios. Foi observado o lado do torcedor; receitas de bilheterias aumentadas com fase classificatória, semifinal e final. Também cumprimos as normas da FBF, RDI e CBF, do Estatuto do Torcedor e do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)", explicou o presidente Ednaldo Rodrigues.

Fora Bahia e Vitória, que já disputam o Campeonato Brasileiro, a associação melhor colocada no Baianão 2012 se juntará ao Vitória da Conquista, campeão da Copa Governador do Estado 2011, e juntos disputarão a Série D do Brasileirão 2012.

E não para por ai. Os seis melhores colocados garantem classificação para a Copa Governador do Estado 2012, os três primeiros para a Copa do Nordeste 2013 e o campeão e vice à Copa do Brasil de 2013.

Após aprovarem a fórmula por unanimidade, alguns dirigentes comentaram o material apresentado pela FBF. "É uma boa fórmula, a gente aceita integralmente. Se nos últimos anos a fórmula fosse assim nós não teríamos perdido o pentacampeonato", elogiou o diretor de futebol do Vitória, Beto Silveira.

A opinião do rubro-negro foi compartilhada pelo rival Bahia. "Agrada porque é uma fórmula que privilegia aquele que tem mais capacidade técnica de seguir no campeonato e pontos corridos é melhor para os times que tem mais condições, para o Bahia e até para o Vitória, mas o campeonato vai ser muito difícil porque os times do interior se preparam bem e antes", destacou o presidente tricolor Marcelo Guimarães Filho.

E não foi só a dupla BaVi que deixou a reunião satisfeita. Os clubes do interior do Estado também destacaram a oportunidade de chegar à decisão da competição. "A fórmula agrada. Eu até falei aqui no arbitral, a gente sempre teve boas campanhas quando era com pontos corridos, onde chegamos à final de 2008 nesse formato e em 2009 ficamos a um ponto de entrar no G-4. Esse formato premia as melhores equipes e acredito que vamos repetir as boas performances anteriores", disse o presidente do Vitória da Conquista, Ederlane Amorim.

Além do presidente Ednaldo Rodrigues, marcaram presença no evento o vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa; a diretora técnica da entidade, Taíse Galvão; o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim; o presidente da Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos (ABCD), Márcio Martins e os diretores da Ner Produções Artísticas, Eduardo Ramos e Ricardo Lélis.

Representando os clubes, estiveram presentes presidente e gestor de futebol do Bahia, Marcelo Guimarães Filho e Paulo Angioni; diretor e executivo de futebol do Vitória, Beto Silveira e Newton Drummond; presidentes do Camaçari, Fernando Lopes; do Feirense, Dilson Gamela; Juazeiro, Eládio Rocha; Vitória da Conquista, Ederlane Amorim; Juazeirense, Roberto Carlos; do Itabuna, Ricardo Xavier; do Serrano, José Alfredo dos Santos; o vice-presidente de futebol do Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz; presidente e presidente do conselho deliberativo do Bahia de Feira, Tiago e Jodilton Souza e o presidente do Fluminense de Feira, Luiz Paulilo Filho.

Nenhum comentário: