domingo, 4 de dezembro de 2011

Doodles mostram a face mais simpática do Google


Coloridos, engenhosos e simpáticos, assim são os Doodles, nome com o qual o buscador Google designa os mais de 700 logotipos que desfilaram por sua página desde 1998 para comemorar festividades como Halloween, aniversários de artistas como o de Freddie Mercury e eventos tais como os jogos olímpicos.

Em agosto de 1998, coincidindo com a celebração do festival de arte e cultura Burning Man, nos Estados Unidos, os fundadores do Google, Serguei Brin e Larry Page, quiseram os seus usuários e informar onde estavam, colocando o bonequinho símbolo da festividade no logotipo da página de buscas.

Poucos podiam imaginar que aquela pequena homenagem ao festival acabaria sendo considerada o primeiro dos mais de 700 Doodles, como foram denominadas estas imagens, com as quais a empresa se apresenta ao mundo em dias especiais.

Comemorações de avanços científicos, como os 115 anos do descobrimento dos raios-X ou as pesquisas no terreno da genética de George Mendel; tributos a artistas tão variados como a pintora Frida Kahlo, os músicos John Lennon, Antonio Vivaldi e o escritor Miguel de Cervantes; inclusive datas especiais da cultura popular, como o dia das mães e o ano novo, fazem parte desta imensa coleção de logotipos.

À frente da equipe que elabora este trabalho está Dennis Hwang, cujo desenho do dia da Bastilha na França em 2000 agradou tanto a Brin e Page que eles decidiram designá-lo para este posto a fim de, a princípio, homenagear algumas datas especiais do ano.

Mas os responsáveis pelo buscador não ficam fechados em seus próprios desenhos. Conscientes da importância que têm os milhões de visitantes que diariamente utilizam seus serviços, eles impulsionaram iniciativas como o "Doodle 4 Google", um prêmio anual aberto a todas as crianças de cinco anos residentes nos EUA e em outros países. As 20 mil escolas americanas participantes enviaram em 2010 ao júri 107 mil Doodles.

Nenhum comentário: