segunda-feira, 26 de março de 2012

Itabuna prepara aplicação de lei da transparência


Para assegurar o cumprimento da legislação, o prefeito Capitão Azevedo designou uma comissão formada por representantes da Controladoria-Geral do Município dos departamentos de Recursos Humanos e Finanças. Calhau observa que a norma federal dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações de interesse público sobre gestão de recursos e dados estatísticos.

Subordinam-se ao regime da Lei 12.527, os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. A norma também vincula as autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A legislação também é aplicada às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais do governo, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.

Calhau explica que os procedimentos previstos na lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública, com observância da publicidade como preceito geral, utilizando a tecnologia da informação para desenvolver a cultura de transparência e do controle social na administração pública.

Nenhum comentário: