Depois que Mark Zuckerberg lançou o Facebook, em
2002, e que o Google apresentou o Orkut, em 2004, a comunidade de Feira
de Santana trouxe mais uma criação para o mundo das redes sociais, o
Feirabook. Como o próprio nome sugere, o site de relacionamentos,
desenvolvido pela empresa local 3it Systems, carrega em si referências
explícitas ao Facebook, mas é nas particularidades e no vínculo da
comunidade feirense que a rede tem causado furor na cidade.
“Eu não imaginava que nada mais pudesse ser criado
de novo nessa área. Mas eu queria fazer algo que chamasse a atenção.
Então, veio a ideia de criar uma página da nossa cidade, para que o
nosso povo usasse e se conhecesse”, diz o Zuckerberg de Feira, que
prefere não se identificar. O idealizador, formado em Sistema de
Informação pela Unisa (Universidade Santo Amaro - SP), conta que foi se
inspirando nos grandes nomes da web, como Bill Gates, e na necessidade
de participar de alguma maneira desse movimento global.
“Trabalhava em um escritório financeiro. Saí para
fundar um negócio próprio, no ano de 2009. Quando vi o filme a Rede
Social foi definitivo. Como sou cristão, pedi muito a Deus. Aí o
Feirabook nasceu no dia 6 de março de 2012 e, nesta semana, iniciamos a
nossa divulgação. Está sendo maravilhoso o retorno”, diz.
Desde o começo da rede, foram mais de 3.600
visualizações e abertura de 300 novas contas. O número é pequeno se
comparado aos mais de 800 milhões do Facebook, mas passa longe de ser
irrelevante. “A questão é que nosso foco são os feirenses. Você pode ter
900 amigos no Face, mas fala, convive e vê poucas pessoas. Seus amigos
mais íntimos, seus vizinhos, colegas de trabalho. Todos vivem na mesma
cidade. E juntamos isso nesse grupo menor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário