A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Salamanca, de combate ao contrabando de agrotóxicos que ingressam pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e sua utilização em terras brasileiras.
Durante a peração serão cumpridos 21 mandados de prisão temporária, seis preventivas, cinco ações de fiscalização em propriedades rurais, 37 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de condução coercitiva nas cidades de Rondonópolis (MT), Poxoréu (MT), Primavera do Leste (MT), Jaciara (MT), Campo Verde (MT), Nova Xavantina (MT), Dourados (MS), Fernandópolis (SP), Monte Aprazível (SP), Miguelópolis (SP) e Ituverava (SP).
Além do contrabando, as investigações realizadas pelas delegacias da PF em Santana do Livramento e São Borja apuram os crimes de formação de quadrilha, receptação e crimes contra o meio ambiente.
Durante a fase inicial da operação foram presas 23 pessoas em flagrante, recolhidas quase cinco toneladas de agrotóxicos, uma aeronave e 21 veículos. A soma do valor dos bens e da mercadoria apreendida supera R$3 milhões. Mais de R$100 mil foram pagos em fiança.
As investigações ocorreram integradas à Operação Sentinela, que realiza ações permanentes de fiscalização e inteligência policial na fronteira sul do Brasil. De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em 2010 com a instauração de dez inquéritos em diferentes flagrantes de contrabando e/ou falsificação de agrotóxicos.
Conforme a PF, durante as investigações foram desmantelas duas fábricas clandestinas de agrotóxicos, com a apreensão de mais de sete toneladas/litros de agrotóxicos ilegais (falsificados e contrabandeados) e diversas embalagens, rótulos, e materiais utilizados na falsificação".Teia de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário