quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Anac investiga troca de piloto de avião que caiu em Ilhéus

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na tarde desta quarta-feira (26) que abriu processo administrativo contra Bruno de Sá Martins de Araújo, proprietário e operador da aeronave EMB 810 Sêneca, que desapareceu após decolar do aeroporto de Ilhéus, e contra o piloto Amilcar de Carvalho Jacobina.

Segundo a agência, foi verificado, por meio do Sistema Decolagem Certa (DCerta), que há divergência entre o nome do piloto que recebeu autorização para o plano de voo e os documentos localizados por equipe uma da Força Aérea Brasileira às 6h55 desta quarta-feira (26).

Dois pescadores encontraram partes do avião na praia de Mar e Sol e comunicaram ao Corpo de Bombeiros. Na manhã de hoje, foi encontrado o corpo de Joas Cardoso Ribeiro, que vestia uniforme de piloto e estava com a documentação da aeronave.

Também foram localizados poltronas, uma mochila e pedaços do caixão que transportava o corpo de Carita de Souza Ramos, 61 anos, turista goiana que morreu em uma praia no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul baiano.

De acordo com a Anac, no plano de voo apresentado à Aeronáutica, foi apresentado o código do piloto Amilcar. Há, porém, indícios de que o voo tenha sido realizado por Joas, cuja habilitação, apesar de regular, era incompatível com o modelo de aeronave utilizado.

Se constatadas as irregularidades, as sanções administrativas aplicadas pela Anac poderão ser multa, suspensão ou cassação de licenças e certificados emitidas pela Anac ao piloto Amilcar e ao dono da aeronave.

O viúvo de Carita, José Nilton Ramos, 58 anos, e o piloto estavam no avião, que transportava o corpo para sepultamento em Brasília, onde a vítima morava. O enterro, que seria na tarde de terça-feira, foi cancelado.

A aeronave partiu de Ilhéus com destino à Brasília por volta das 23h15 da segunda-feira (24) e o voo deveria durar cerca de 3 horas.

Nenhum comentário: