sábado, 26 de janeiro de 2013

Após protesto online, PepsiCo retira ingrediente de isotônico


A PepsiCo anunciou que trocará um ingrediente da bebida isotônica Gatorade após uma petição online feita por uma adolescente. O ingrediente, óleo vegetal bromado (BVO), é um componente vegetal utilizado para retardar incêndios, que é utilizado nos EUA para conservar o sabor da bebida.

A adolescente Sarah Kavanagh, do Mississippi, fez um abaixo-assinado no site change.org e conseguiu 200 mil assinaturas. "Eu achei que teria muito apoio, por que ninguém quer tomar um produto feito para extinguir incêndios, especialmente em uma bebida considerada saudável", disse Sarah, que achava difícil obter a "vitória" contra uma companhia tão grande.

De acordo com o Centro para Ciência de Interesse Público norte-americano, o BVO é "mal-testado e possivelmente perigoso", e não há "nenhuma razão" para usá-lo no Gatorade ou em outras bebidas. O produto é utilizado nas versões laranja e limão da bebida nos EUA.

"Aplaudo a PepsiCo por ser responsável e tirar o ingrediente do Gatorade de forma voluntária, sem esperar os órgãos do governo", disse Michael Jacobson, diretor executivo do Centro de Interesse Público, em um comunicado.

Nenhum comentário: