domingo, 27 de janeiro de 2013

Johnson vence Dodson e mantém título do peso mosca no UFC

Na primeira vez em que defendeu seu título dos pesos moscas (até 57 kg), Demetrius Johnson seguiu como campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC). Em uma luta intensa, o americano venceu seu compatriota por decisão unânime dos juízes. O combate foi válido pelo UFC on Fox 6, que teve ainda as vitórias de Glover Teixeira, Anthony Pettis e Ricardo Lamas.

Como é típico entre os pesos moscas, a luta foi rápida desde o início, com muita trocação de socos. Jonhson também arriscou chutes, mas um deles foi segurado por Dodson, que contra-atacou com eficiência, a ponto de derrubar o campeão. Mas rapidamente ele se levantou e buscou a recuperação, tanto em pé quanto na luta de chão.

Após o intervalo, os atletas voltaram descansados e voltaram a fazer uma luta intensa. E o filme se repetiu: Dodson acertou os golpes mais contundentes e por duas vezes derrubou Johnson com fortes socos. O campeão percebeu que precisava derrubar o desafiante para ter mais chances, fez algumas tentativas, mas não obteve sucesso.

No terceiro round a velocidade dos lutadores só foi interrompida por causa de um golpe baixo - Johnson acertou uma joelhada na linha de cintura do adversário. Mas Dodson voltou bem após isso e quase nocauteou o campeão de novo, dessa vez com uma impressionante joelhada voadora. Provando ter boa resistência aos golpes, Johnson ainda conseguiu ficar por cima na luta de chão e acertou diversos socos, o que mostrou que a luta estava equilibrada novamente.

Logo no começo do quarto round houve uma nova interrupção, após joelhada ilegal de Johnson, o que lhe rendeu apenas uma advertência. Quando os dois voltaram a se enfrentar, o campeão travou seu adversário na grade e obteve uma boa sequência de joelhadas, que até fizeram Dodson sangrar.

Com tanto equilíbrio, o quinto round se tornou decisivo e animou o público, que aplaudiu os lutadores desde o início. Mas na prática Johnson repetiu a tática do quarto assalto, sempre buscando a luta no chão ou na grade, onde ele sempre levou a melhor. Mais cansado, Dodson não mostrou a mesma intensidade na trocação de socos e quase foi nocauteado quando faltava pouco mais de um minuto para o fim.

Nenhum comentário: