quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"Mulheres tomam muito anabolizante", diz musa da Mocidade

Ana Paula Evangelista não é nenhuma novata no mundo do samba. Aos 31 anos, a modelo que representa perfeitamente o estereótipo da bela mulata carioca já perdeu as contas de quantas vezes pisou na avenida Marquês de Sapucaí, onde desfilam as principais escolas do Carnaval do Rio de Janeiro. Ainda assim, ela admite sentir ansiedade de iniciante a cada ano, quando a folia de Momo e o momento de pisar no sambódromo se aproximam.

Pelo terceiro ano consecutivo, Ana desfilará como uma das musas da Mocidade Independente de Padre Miguel, tradicional escola da zona Oeste da capital fluminense, detentora de cinco títulos no Grupo Especial. Evangelista mora em Milão, na Itália, desde 2003, mas a cada final de ano vem ao Brasil, onde permanece até o Carnaval.

Rainha do Carnaval carioca em 2005 e 2006, ela conta que, à medida em que a festa se aproxima, seu corpo começa a passar por certas transformações. Isso porque, diferente da tradição no exterior, o padrão de beleza dos desfiles brasileiros exige mulheres saradas, segundo a modelo. Assim, Ana procura ganhar até três quilos para chegar na avenida com a forma física desejada.

“Aqui se exige uma coisa mais musculosa. Quando vou para a Europa, emagreço um pouco. O padrão de lá é diferente, se pede um corpo bem feminino mesmo”, afirmou em entrevista exclusiva ao Terra, concedida no barracão da Mocidade, na Cidade do Samba, situada na zona portuária do Rio de Janeiro.

Ana sustenta que, embora fique mais musculosa nesta época do ano, jamais se permite perder a feminilidade - postura diferente da adotada pela maioria das mulheres, segundo ela. De fato, de acordo com sua experiência e observações, a modelo constatou que boa parte das passistas do sexo feminino acabam exagerando na busca pelo corpo perfeito, levando-as a recorrer a esteroides anabolizantes.

“Tento ficar no meio termo. A mulher não pode perder o traço feminino. Não pode ficar com perna de Roberto Carlos”, comentou, brincando com a comparação feita com o ex-lateral da seleção brasileira, famoso por suas pernas grossas e musculosas.

Para alcançar o corpo desejado, a musa da Mocidade recorre a, além de 1h30 diárias de malhação, uma dieta baseada em muito consumo de carboidratos e, especialmente, proteínas. Quando o desfile se aproxima, ela intensifica também o consumo de frutas, incluindo no cardápio bastante água.

A passista explica que busca privilegiar "esculpir" pernas e bunda, partes do corpo que, segundo ela, chamam mais atenção num desfile, além de serem bastante exigidas ao longo dele. Outras atenções especiais são direcionada para a barriga - " tem que ser sarada" - e ao bronzeado, que, no entanto, exige um truque: "sempre passo um creme para parecer mais bronzeada. Muita gente acha que você foi à praia, mas não é bem assim."

Nenhum comentário: