sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Secretário destaca ações da prefeitura de Itabuna e anuncia avanços

O secretário de Desenvolvimento Urbano, engenheiro civil Marcos Monteiro, avalia positivamente o trabalho realizado até agora pela Sedur, em seus cinco departamentos. Ele destaca que enquanto cidadão de Itabuna admira o trabalho sério e ético do prefeito Claudevane Leite, guiado pela fé e pelo compromisso com a cidade.

Como secretário atribuiu muitas das dificuldades enfrentadas no primeiro semestre de trabalho às dívidas deixadas pela gestão passada e que tiveram que ser pagas pela atual administração. No entanto, ele explicou que mesmo com todas as dificuldades houve investimentos, como a aquisição, com recursos próprios, das patrulhas mecânicas, compostas de máquinas pesadas, que ajudarão a atender a uma das principais necessidades da cidade: a pavimentação e a melhoria dos acessos aos bairros e à zona rural. 

Quais os bairros onde a Prefeitura está fazendo ou fez intervenção?

Todos os bairros de Itabuna já receberam algum tipo de serviço da Sedur. Temos a obra do Zizo de um convênio que está sendo retomado. O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) já está sendo construído na Urbis IV. Essa é uma obra cujo convênio quase foi perdido e graças à união da nossa gestão conseguimos tirá-lo do papel.  Também estamos fazendo terraplanagem para construção das creches, melhorias nas vias e acesso, limpeza e iluminação pública.

·        Quais as ruas onde foi realizada a operação tapa-buracos depois que o asfalto começou a ser produzido pela Prefeitura?

De julho para cá, quando chegaram os insumos, já foram utilizadas mais de 600 toneladas, formando um total de 1.500 toneladas desde janeiro. Em um mês usamos quase o dobro do material utilizado nos seis primeiros meses, quando não tínhamos material e nem fornecedores interessados. Infelizmente as chuvas causaram atrasos, porque não poderíamos preparar um material que iria se perder.
            Desde a compra das 486 toneladas trabalhamos nas Avenidas Amélia Amado, Ilhéus, Princesa Isabel, Aziz Maron, Góes Calmon, Manoel Chaves e na Bionor Rebouças em toda a extensão até o bairro Califórnia, também no Antique, Caixa d’Água e Santa Inês. Bem como em algumas ruas dos bairros Califórnia, Fátima, Alto dos Canecos nas ruas do Rosário e Montes Claros, além de vias do Loteamento Vitória Loup Soares e na Rua A, do Loteamento Ruffo Cunha.

·        Como estão às obras do Banco de Alimentos e do CREAS (Centro de
      Referência Especializado de Assistência Social)? Já houve licitação?

Para o Banco de Alimentos a área está na fase de terraplanagem. Já o CREAS a obra foi iniciada, mas está paralisada. Assim iremos emitir uma notificação dando um prazo de 48 horas para retomada do serviço, sob pena de rescisão contratual.

·        O que já foi feito e/ou está sendo feito na Amélia Amado?

Na Amélia Amado temos feito intervenções desde o início da gestão, com operação tapa-buracos e terraplanagem das pistas onde não havia pavimentação. Agora estamos fazendo a pavimentação asfáltica de um trecho da pista secundária. Além disso, iremos fazer a iluminação da área e a urbanização do trecho que já está coberto, desde a Avenida Itajuípe até a Cinquentenário e ainda tapa-buracos na via principal.

·        Como está o trabalho de limpeza dos canais? No caso do canal do Santo Antônio, o que está sendo feito?

Realizamos a limpeza de trechos dos canais do São Caetano com limpeza e dragagem mecânica desde o Pedro Jerônimo até a Avenida Princesa Isabel, Novo Jaçanã, Nova Itabuna, trechos do Califórnia e Nova Califórnia.
Estamos limpando agora o canal do bairro Santo Antonio. Cerca de 40% da limpeza já foi feita. O serviço parou por causa das chuvas recorrentes e por causa das instalações elétricas próximas ao canal. Como a previsão é de cessar as chuvas, iremos retomar a limpeza com uma máquina menor, que será colocada na parte interna do canal

·        A quadra do bairro Santo Antônio será entregue este mês?

Na verdade a quadra fica no Loteamento Tupinambá, entre os bairros Novo Horizonte e Santo Antonio. A empresa atrasou a entrega e a obra está em ritmo lento, pois a chuva dificultou muito a celeridade, mas já estamos colocando os alambrados.

·        Como está o projeto de recuperação de praças e jardins? Houve ou haverá licitação para contratação de empresa(s) para tocar o projeto?

Vai acontecer uma licitação para contratação de empresa que entrará com a mão-de-obra. A licitação está sendo preparada e a empresa vai cuidar do serviço nas praças e jardins.

·        Já ocorreu a entrega das casas do Maria Pinheiro e no Daniel Gomes? Em que estágio está aquele projeto?

Esse é um projeto orçado em cerca de R$ 15 milhões e inclui creche, quadra e centro comunitário. Foram entregues 13 casas, das quais a documentação está sendo finalizada. O projeto total apresenta 109 casas, 57 já ficaram prontas, dessas 27 estão habitadas e 30 estão em finalização. A Prefeitura está buscando a aquisição de áreas para construção da creche, quadra e centro, por meio de troca de uma área da Prefeitura por uma particular.

·        E quanto aos três bairros Zizo, Vila Anália e Novo Horizonte, em que pé está o projeto, o que há para os próximos dias?

O próximo passo será até o final do mês. Entraremos com o serviço de terraplanagem no Vila Anália. No Novo Horizonte, já no início de setembro, vamos iniciar a recuperação de ruas com paralelos e em seguida outros serviços necessários, inclusive, com intervenções da Emasa. No Zizo já realizamos trabalhos topográficos e ali realizaremos obras de urbanização em uma localidade chamada “Buraco da gia”.A determinação do prefeito Vane é realizar todos os serviços necessários, só saindo do bairro quando estiver tudo pronto.  

·        Sobre o Programa de Melhoria Habitacional, existe dotação referente ao programa de doação de material de construção do governo passado?

Existe um valor para doação de material de construção e até o início da próxima semana será encaminhado o projeto para a Licitação. Vai ser aberto o processo de licitação que permitirá que a Prefeitura faça essa doação. Teremos alguns condicionantes, para tanto critérios serão estabelecidos para a doação.

·        E a pavimentação a paralelepípedo de 18 bairros, como está? Houve licitação?

Está em processo de licitação, contudo vários bairros já estão sendo contemplados com a recuperação de paralelos, até que efetivamente tenhamos uma empresa contratada para realizar todo esse serviço. A Prefeitura está fazendo intervenções nos pontos mais críticos, com equipe própria, e depois vamos fazer em todos os bairros.

·        E os campos para o Campeonato Interbairros?

Seis campos receberam melhorias para os jogos do Interbairros: Rua de Palha, São Lourenço, Lomanto, Pedro Jerônimo, Vila das Dores e CAIC. Os campos passaram por colocação de areia e roçagem, na próxima semana mais seis serão contemplados.

Nenhum comentário: