quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Itabuna realiza 10 cirurgias bariátricas gratuitas por mês

A Prefeitura de Itabuna em parceria com a ONG Casa do Obeso têm realizado o sonho de muitos itabunenses que enfrentam problemas de obesidade. Desde o ano passado que todos os meses têm sido realizadas, gratuitamente, 10 cirurgias bariátricas. A parceria beneficia pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 e maior ou igual a 35, com alguma doença decorrente da obesidade. Até agora um total de 110 pacientes já foram beneficiados.

A cada mês a Prefeitura investe R$ 60 mil para a realização dos procedimentos, que na rede particular podem custar mais de R$ 20 mil por paciente. A Prefeitura tem custeado a compra dos kits essenciais para a cirurgia, por meio de videolaparoscopia, cujos principais benefícios são o menor tempo de cirurgia, menor invasão com a diminuição dos cortes, recuperação mais rápida e redução do risco de infecção. Além disso, o paciente recebe alta em até 48 horas e volta às atividades normais em 45 dias.  

De acordo com o cirurgião Fabrício Messias, o paciente recebe acompanhamento de equipe multidisciplinar por um período de 30 a 40 dias. Nesse período são realizados exames e o paciente recebe orientações de nutricionista, cardiologista e psicólogo. “No dia-a-dia do paciente há a melhora de diversas doenças associadas à obesidade, a exemplo de diabetes, hipertensão, artrose, além de melhora da auto-estima”, diz o médico. 

O presidente da ONG Casa do Obeso, Tony Emerson, comenta que as pessoas interessadas em fazer a cirurgia podem participar das reuniões que acontecem toda primeira quarta-feira do mês, às 19 horas, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Organizamos a fila de espera, as palestras para os pacientes e a busca por recursos para custear os procedimentos”, explicou.

Incentivador do projeto, o vereador Glaby Carvalho expõe que Itabuna foi a primeira cidade da Bahia e a segunda do Brasil a realizar esse tipo de cirurgia. “É um projeto que leva qualidade de vida às pessoas e foi o primeiro convênio assinado na gestão do prefeito Vane. Isso é importantíssimo e deve contar com nosso compromisso”, afirmou.  

A cozinheira Neura Maria dos Santos pesava 125 quilos. Há 15 dias fez a cirurgia, deseja chegar a 70 quilos e destaca que, mesmo sendo uma cirurgia gratuita, os profissionais mantêm ótimo atendimento. “Foi excelente. Eu não teria condições de fazer se o convênio não existisse. Apesar de ter outros problemas de saúde, decorrentes da obesidade, já observo diferença na minha qualidade de vida por causa da cirurgia”, assegurou.

A ONG Casa do Obeso recebe apoio também da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Centro Médico Acácio Cardoso, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e da empresa Johnson e Johnson.  Pessoas que desejam atuar como voluntários ou empresários que possam ajudar devem ligar para (73) 9119-3302.

Nenhum comentário: