A Prefeitura de Itabuna lançou
uma campanha para reduzir ainda mais o consumo de materiais e serviços nas
secretarias, departamentos e órgãos municipais. Sob slogan “Desperdício Zero”,
a Secretaria da Administração pretende estimular e despertar no servidor
público municipal a necessidade de racionalizar e aperfeiçoar a utilização dos
recursos financeiros e de cada item de material requisitado.
A secretária Mariana Alcântara
afirma que desde o início da atual gestão que se tem trabalhado pela
racionalização de custos e o consumo de combustível, materiais e serviços. A
titular da Administração lembra que no ano passado foram economizados R$
1.744.698,00 na aquisição de combustível com a frota ampliada em 20%, enquanto
em apenas cinco meses no exercício de 2012 foram gastos R$ 1.467.442,00, com a
frota quase paralisada. A redução alcançou 54%
A racionalização dos recursos
financeiros pela Prefeitura no Almoxarifado Central implicou em economia global
de gastos de 55% ano passado, através de rigoroso controle de entrada e saída
de materiais através de sistema informatizado. Além disso, apenas com a
aquisição de um Ponto Amplificado (P.A) a Secretaria da Administração pode
atender em média a 30 serviços simples de sonorização em vez de despender
recursos públicos na contratação.
Na manhã de hoje, em solenidade
simples, foram entregues certificados “Desperdício Zero” e brindes, a representantes
dos setores Operacional e Recursos Humanos, da Secretaria da Administração;
Tributos e Contabilidade, da Secretaria da Fazenda; Controladoria Geral do
Município,; Procon e Procuradoria Geral do Município; e Proteção Social Básica,
da Secretaria da Assistência Social. O chefe do Almoxarifado Central, Gilmar
França, informa que a seleção foi resultado da participação desses segmentos da
administração em um projeto-piloto desenvolvido em 2013.
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