quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Segmento odontológico exige cada vez mais especialização por parte dos profissionais

A competição para quem quer ingressar no mercado de trabalho está mais acirrada do que nunca. Então, para que haja um bom destaque das suas qualidades, o profissional deve estar em constante busca de novos conhecimentos e das especializações para que esteja em sintonia, seja com a empresa onde atua, ou até mesmo com o próprio mercado de trabalho.

A especialização, neste caso, é a chave para o sucesso. A continuidade nos estudos, a busca por novos conhecimentos, traz méritos na hora de encontrar emprego ou para quem dirige o próprio negócio. Muitas empresas têm dificuldade com contratações por esta razão, já que faltam profissionais qualificados.

Na área odontológica, por exemplo, apesar do desenvolvimento de diversas novas especialidades, os profissionais se concentram em poucas regiões. Segundo Marcos Túlio Carvalho, diretor da Faculdade de Odontologia da PUC-RS, "o bacharel pode ser professor universitário ou dar aulas em outras instituições, como associações. Outra opção é se tornar funcionário público e fazer parte do Programa Saúde da Família", diz.

As chances estão mais constantes, mas sempre estão buscando profissionais com o diferencial de que se atualizem juntamente com a área. Para que haja uma especialização, o bacharel deve estudar áreas mais específicas, como: ortodontia, periodontia e odontologia estética, por exemplo.

Em busca de uma constante especialização

A odontologia pelo mundo, assim como a brasileira, passa por emparelhamento de muitas exigências. Existe a necessidade do dentista se tornar especialista em uma área específica da odontologia, mesmo que seja possível trabalhar com especialidades diferentes.

Atualmente, muitos cursos são oferecidos com esse propósito. O Centro de Odontologia Avançada (COA), antes conhecido como Centro Educacional da Costa do Cacau (CECC), é um bom exemplo disso. Nele são oferecidos cursos de especialização, cursos técnicos e atendimento odontológico, como Saúde Coletiva e da Família, Endodontia, Odontopediatria, entre outros, possuindo uma equipe de qualidade e contando com o apoio de doutores, mestres e especialistas das mais renomadas universidades do país, que prezam sempre pela qualidade de ensino, com investimentos em equipamentos tecnológicos modernos.

Segundo o Dr. Gustavo Almeida, Coordenador do Curso de Especialização em Endodontia, em Ilhéus, “o mercado seleciona naturalmente os mais preparados e com diferenciais em técnicas e atendimentos. Na realidade, mesmo o especialista tem a necessidade de se manter atualizado e investindo nos benefícios tecnológicos”, destaca.

Para ele, a busca por melhores condições do profissional da área é através da especialização e qualificação profissional. “O mercado exige ação e dinamismo, tanto cientificamente quanto empresarialmente. Meu conselho é que o profissional busque agir de uma maneira mais ampla na odontologia, com ações estratégicas de bom atendimento interpessoal, bom atendimento técnico, qualificação profissional, marketing sutil e uma grande dose de vontade em ganhar o seu espaço profissional”, finaliza Gustavo.

Nenhum comentário: