quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Justiça decreta falência do grupo do deputado mais rico do Brasil


A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decretou nesta quinta-feira a falência do Grupo João Lyra, pertencente ao industrial e deputado federal João Lyra (PSD-AL). Segundo o desembargador convocado pelo TJ-AL Marcelo Lemos Tadeu, o grupo tem uma dívida de R$ 1,285 bilhão e a Câmara Cível decidiu que a falência seria a melhor forma de pagar o débito. A decisão deve sair amanhã no Diário Oficial do Estado.

O Grupo João Lyra é composto por três usinas em Alagoas e duas Minas Gerais, uma empresa produtora de fertilizantes e adubos, a Adubos Jotaele; uma concessionária de automóveis, a empresa de táxi aéreo Lub e o hospital São Vicente de Paulo. Os problemas nas empresa de Lyra passaram a evidenciarem-se em 2010, quando uma enchente arrasou a usina de Laginha. Trabalhadores deram início a uma série de protestos contra atrasos de salários, e a Justiça decretou a recuperação judicial das usinas.

As manifestações culminaram este ano em ações mais fortes, incluindo bloqueio de rodovias e concentração de trabalhadores em frente à mansão do empresário.Lyra, que é pai de Teresa Collor, viúva de Pedro Collor, é o deputado federal mais rico do Brasil. Declarou ao Tribunal Superior Eleitoral uma fortuna superior a R$ 200 milhões. O empresário tem 82 anos e não aparece em atos públicos em Maceió há um ano.

Nenhum comentário: