Por determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur começou ontem, 10, a limpeza do canal do Novo Jaçanã. O prefeito atendeu apelo dos moradores de uma parte do bairro, já que o rompimento de uma barragem, situada em área particular, com as chuvas que caíram sobre a cidade há dias, causou alagamento de algumas casas no entorno do canal de macrodrenagem, carreando lixo e muita sujeira para o interior das residências.
Após receber a reclamação dos moradores da área atingida, o prefeito Vane acionou o titular da Sedur, engenheiro Marcos Monteiro, determinando providências urgentes no local. “O prefeito me determinou as providências, o que fizemos imediatamente mobilizando uma escavadeira hidráulica para limpeza do canal e facilitar o escoamento da água e da lama represadas pela sujeira”, afirmou o secretário.
“Toda vez que chove forte, a água desce fortemente e inunda o canal, que transborda e invade nossas casas. Isso aqui vira um mar de água, lama e todo tipo de sujeira, causando todo esse transtorno”, disse o morador Valter Bispo, 55 anos, que há 12 anos mora na Rua O, no Novo Jaçanã. Depois que viu a chegada e atuação da máquina contratada pela Sedur, o morador se disse satisfeito com as ações emergenciais da prefeitura para resolver o problema dele e de seus vizinhos.
Segundo moradores do Novo Jaçanã, antigamente o canal era um riacho de água limpa e cristalina, banhável e de muitos peixes, um subafluente do Rio Cachoeira. No entanto, com o passar dos anos, o descaso de sucessivas administrações municipais o transformaram em um esgoto a céu aberto, com uma fedentina insuportável. A poluição do canal também conta com a ação de pessoas que nele atiram lixo e toda sujeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário