quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Reinauguração da Unidade de Saúde do Basílio beneficia 8 mil ilheenses

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reinaugurou nesta quinta-feira, dia 30, a Unidade de Saúde do Alto do Basílio, constituída por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF I e II), que passa a funcionar com a participação de dois médicos cubanos, Yusneidi Pérez e Yoel Hernandez, que vieram para a cidade através do Programa Mais Médicos. Embora funcionem no mesmo prédio, as unidades têm estruturas específicas e vão beneficiar 8 mil cidadãos.

Durante a reinauguração, o chefe do Executivo anunciou que, na próxima segunda-feira, dia 3, será reinaugurada a Unidade de Saúde do Ilhéus II, bairro localizado na zona sul da cidade, que contará com os serviços da médica - também cubana - Liliana Leticia Fernandez Rosales.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, José Antônio Ocké, lembrou que aquela unidade foi fechada no governo anterior para o início de obra de reforma e que a empresa contratada abandonou as atividades ainda em 2012. “Ao assumirmos a Prefeitura, os serviços da saúde estavam um verdadeiro caos, como atesta a auditoria feita pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Ministério da Saúde. Para concluir a obra do posto do Basílio, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou o uso de recursos próprios e o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur)”, afirmou o secretário.

A diretora municipal de Atenção Básica à Saúde, enfermeira Bárbara Magalhães, informou que a estrutura das unidades entregues à população nesta quinta-feira compreende sete consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, quatro banheiros, salas de fisioterapia, de triagem de reuniões, de vacina, almoxarifado, copa, além dos serviços de enfermagem e nutrição. Os postos vão funcionar no horário das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro.

Solenidade – O ato de reinauguração contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), dos secretários de Educação e de Relações Institucionais, Marlúcia Mendes Rocha e Jailson Nascimento, e do chefe de Gabinete, Victor da Veiga. O líder político do bairro, vereador Raimundo Bonfim (Raimundo do Basílio – PMDB), também prestigiou o evento, ao lado dos legisladores Ivo Evangelista (PRB), Luiz Carlos Escuta (PP), Roque Cavalcante (Roque do Sesp – PSC), Alzimário Belmonte, (Gurita-PP), Nerival Nascimento (PC do B), além de Tarcísio Paixão e Walmir Freitas, do Solidariedade.

Raimundo do Basílio lamentou o longo período de tempo em que a unidade esteve desativada, e elogiou a determinação do prefeito Jabes Ribeiro no trabalho de reconstrução da Secretaria de Saúde e do município, de modo geral, com o objetivo de beneficiar a população. Ele agradeceu a atenção do prefeito e outros serviços executados no bairro, como a contenção de encostas na Rua Visconde de Santo Amaro e a melhoria no cemitério local.

Nenhum comentário: