quinta-feira, 15 de abril de 2010
Museu itinerante do Homem do Nordeste será instalado em Itabuna
A primeira instalação do Museu itinerante do Homem do Nordeste - Muhne, da Fundação Joaquim Nabuco (Recife –PE), será as 20 horas do dia 20 de abril (sábado) no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, na rua Getulio Vargas, 642, no bairro Santa Inês, em Itabuna. As atividades serão supervisionadas pelo Professor e Mestre em Letras Vernáculas, Ruy do Carmo Povoas e coordenador do Núcleo de Estudos Afro Baiano Regionais – Caue, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
O Museu foi criado pela Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação, com a finalidade de assimilar à sua prática institucional a vivencia e o conhecimento construídos em um espaço de matriz africana. “É uma experiência inédita, pois, nunca antes um museu federal se transferiu para fora dos limites físicos no intuito de fazer do museu um espaco vivo e dinâmico, povoado e encarnado com ações humana.
O professor explica que “o Muhne reconhece no Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé de matriz africana, um espaço museológico vivo e dinâmico, dono de um rico e amplo acervo cultural.
O Ilê Axé Ijexá representa, neste momento de recepção do Museu em sua sede, o espaço religioso de todos os cultos de matriz africana, reconhecido como produtor de bens culturais como a dança, a musica, a literatura oral, a culinária, a indumentária e, sobretudo, como exemplo de um modo de viver singular na sociedade brasileira”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário