sexta-feira, 30 de abril de 2010

Novo sistema de cobrança da Coelba está sob suspeita


A implantação de um novo sistema comercial na Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) é uma das hipóteses para os casos de supostas cobranças abusivas nas recentes faturas dos consumidores baianos.

A Ouvidoria Geral do Município e o Ministério Público estadual (MP-BA) trabalham com essa possibilidade. “Precisamos saber da Coelba o real motivo do erro porque não temos mais dúvidas de que ele ocorreu.

A mudança nesse sistema é uma das hipóteses em que trabalhamos na investigação”, afirmou o promotor de Justiça, Aurisvaldo Sampaio.

A empresa nega que o sistema tenha interferido no valor das contas. Em nota da assessoria de imprensa, a Coelba diz que o “sistema é mais moderno e amplamente utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, não sendo atribuível à implantação do mesmo a recente elevação da conta registrada por alguns consumidores”.

Segundo a nota, o sistema modificado é o responsável por faturamento, arrecadação e cobrança. De acordo com o ouvidor municipal, Valdenor Cardoso, o novo sistema gerou problemas em outros estados. “Em São Paulo, por exemplo, essa mudança foi feita e os mesmos problemas ocorreram.

E, para completar, a mudança sequer foi comunicada antecipadamente aos consumidores”, destacou. A Coelba informou ainda que o sistema foi implantado há dois meses.

As contas dos consumidores começaram a apresentar problemas entre o fim de março e abril. Caso da desempregada Maria Piedade Santos. “Minha conta sempre vem R$ 30 e esse mês subiu para R$ 50.

Essa diferença é muito para mim. Deus ajude que não aconteça de novo”, disse. Ela contou ainda que não comprou nenhum eletrodoméstico novo, nem recebeu visitas em casa.

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