
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) restaurou e entregou nesta sexta-feira (18) à comunidade o painel de Genaro de Carvalho. Dada a sua beleza, ele indiscutivelmente enfeita o Centro de Itabuna. Ocupa parte do prédio do antigo Banco Econômico, entre a avenida do Cinqüentenário e a praça Adami.
Com a obra, se cumpre mais um compromisso assumido pelo prefeito Capitão Azevedo: o de preservar o patrimônio histórico e cultural do município. A solenidade que marcou a entrega do painel contou com a presença de autoridades políticas e empresariais, jornalistas, artistas e a comunidade, que aplaudiu a iniciativa da Ficc. O vice-prefeito Antônio Vieira, representando o prefeito Capitão Azevedo, lembrou que a obra retrata não só a história do cacau, mas do seu povo lutador.
“Uma clara demonstração de respeito e de valorização da nossa cultura e da comunidade”, avaliou. Cultura e valores O presidente da Ficc, Cyro de Mattos, ressaltou que esta é uma obra de grande importância cultural e histórica para o povo grapiúna, além de ser única em todo o interior da Bahia. “O painel foi feito em 1953, por um dos mais consagrados artistas baianos, o tapeceiro Genaro de Carvalho, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos”, lembrou Mattos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário