quinta-feira, 28 de abril de 2011

Indústria de chocolates finos aquece a economia em Ilhéus


Ao parabenizar os empreendedores durante a inauguração da indústria de chocolate, na manhã de quarta-feira (27), o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre – que representou o prefeito Newton Lima, em viagem a Salvador –, salientou a importância de uma agroindústria na zona rural do município, por garantir a permanência do homem no campo. Segundo Mário, o empreendimento também é uma das ferramentas para expandir a economia, além de assegurar o desenvolvimento da indústria chocolateira no município, que já foi o maior produtor de cacau do mundo e durante inúmeros anos foi o sustentáculo da economia baiana.

Com a presença do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, que representou o governador Jaques Wagner, na abertura da primeira indústria de chocolates do Brasil a produzir chocolate fino desde a sua produção até o consumo. Trata-se da Fábrica Bergfrut Itacaré, localizada no distrito de Rio do Engenho, no município de Ilhéus, que, fundada por Diva Fátima Pol Landerberger e sócios, valoriza a mão-de-obra local, empregando 33 funcionários, mas com perspectivas de aumentar este número para mais de 50 durante os próximos meses.

Também o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, fez questão de frisar a importância da agroindústria, a qual, no governo de Jaques Wagner, vem recebendo total atenção, o que já levou algumas empresas, inclusive da área de chocolates finos, a receber prêmios internacionais. Adiantou que, junto à secretaria estadual de Turismo, vem discutindo a criação da Rota do Chocolate de Ilhéus, pois, disse considerar que, agregando-se a importância da lavoura cacaueira sul-baiana, agora com o incremento de agroindústrias, além das belezas naturais, possui todos os ingredientes para aumentar o potencial turístico do município.

Nenhum comentário: