quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sábado é o D da campanha de Vacinação Contra Gripe.


Este sábado (30) foi o dia escolhido como ponto alto da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Em Ilhéus, o “Dia D” contará com 42 postos de vacinação em diversos locais da cidade que funcionarão das 7 às 17 horas. Além das unidades e postos de saúde que terão o número de equipes aumentado, serão oferecidos pontos extras de vacinação em lugares como Terminal Urbano, Hospital Regional, Central de Abastecimento, rua 19 de março, praça do Canhão, no Outeiro, dentre outros.

Além destes postos serão disponibilizadas quatro equipes volantes (uma para cada zona da cidade), compostas por dois vacinadores e dois registradores, que circularão em um carro pelos bairro. Na zona rural, estarão em funcionamento postos nas localidades de Ponta da Tulha, Sambaituba e Olivença. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, “a ampliação da oferta de locais para vacinação visa melhorar a acessibilidade do cidadão e atingir o maior número de pessoas que estejam incluídas como público-alvo desta campanha”.

Público-alvo - Devem ser vacinas as pessoas maiores de 60 anos e povos indígenas, além das gestantes, trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade. As crianças serão vacinadas em duas etapas, na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. É importante lembrar que as pessoas devem levar aos postos o cartão de vacinação.

A composição da vacina proporcionará proteção contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1). Em Ilhéus, a meta é vacinar 35.750 pessoas, minimizando as mortes e a propagação de doenças do aparelho respiratório.

Nenhum comentário: