quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lula: oposição é como carrapicho, cresce sem precisar plantar


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou na noite desta quarta-feira, em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo), sobre as disputas internas nos partidos de oposição ao governo petista, como PSDB e DEM. Questionado sobre a possibilidade de encolhimento dos opositores, Lula os comparou a erva daninha. "Oposição é que nem carrapicho, eu já fui, a gente cresce sem nem precisar plantar", disse.

Lula participa nesta noite de evento nacional dos metalúrgicos vinculados à Central Única dos Trabalhadores em um hotel próximo ao aeroporto internacional.

Crise na oposição
Depois da derrota nas eleições presidenciais de 2010, a oposição enfrenta uma crise marcada por rachas internos e a possível fusão de PSDB e DEM. Na terça-feira, outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), afirmou que há possibilidade de união entre as duas legendas, mas disse que as conversas são "preliminares". Anteriormente, o senador Aécio Neves (PSDB) disse que as reuniões dos tucanos com o DEM devem começar já para a definição das candidaturas para as eleições municipais do ano que vem. Aécio, no entanto, descartou uma fusão das duas siglas.

Na capital paulista, sete vereadores haviam anunciado saída do PSDB, mas o líder do partido da Câmara, Floriano Pesaro, afirmara que o vereador Adolfo Quintas não deixaria a sigla. Quintas confirmou a informação nesta quarta-feira e ainda será o secretário-geral do partido no município. À época, segundo o grupo dissidente, a decisão de saída foi tomada em razão da dificuldade de diálogo com a nova cúpula do PSDB no município, presidido por Julio Semeghini.

Nenhum comentário: