quinta-feira, 28 de abril de 2011

III Fórum Baiano de Segurança Pública acontecerá nesta sexta-feira em Ilhéus


O auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado na avenida Osvaldo Cruz, em Ilhéus, recebe nesta sexta-feira (29), das 8 horas às 17h30min, o III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal. O evento também marcará o II Encontro das Guardas Civis Municipais da Bahia e o I Encontro de Comandantes de Guardas Municipais e Gestores Municipais de Segurança. A organização é do Sindguardas-Bahia (Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia) e da AGMI (Associação dos Guardas Municipais de Ilhéus). Já o apoio institucional é da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Ilhéus, Força Sindical e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entre outros.

Entre os objetivos primordiais do Fórum, informa o presidente do Sindguardas-Ba e diretor da Força Sindical do Estado, Pedro de Oliveira Santos, destacam-se os seguintes: discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança; difundir entre os organismos representativos sociais os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal; debater suas formas de atuação;
apresentar soluções para evolução de suas atividades, bem como para a harmonia nas relações travadas com as demais instituições de segurança pública; e, por fim, levantar as alternativas de planejamento e de execução da segurança municipal como um todo.

Para isso, durante todo o dia, diversas autoridades estarão discutindo temas de grande importância para o setor, a exemplo da “Guarda Municipal como órgão de segurança”, “Vara da Infância e Juventude e a parceria das Guardas Municipais”, “O papel das Guardas como polícias comunitárias”, “A contribuição das Guardas para a Segurança Pública”, “O poder de polícia das Guardas Municipais e a sua competência” e a “Integração como meio de prevenção e de enfrentamento da criminalidade”.

Nenhum comentário: