sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pacto pela Educação investe na qualificação do ensino público na Bahia


Melhorar a qualidade das escolas públicas em todo território baiano, por meio de um regime de colaboração e parceria entre estado, municípios e sociedade. Nesse rumo, o governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, celebraram o Dia Nacional da Educação (28), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o lançamento do programa Pacto pela Educação - Todos pela Escola.

Para assegurar que todas as escolas públicas alcancem os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação, é preciso que alguns compromissos sejam priorizados, entre eles, alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, fortalecer a aprendizagem, elevar os indicadores de aprovação, além de mobilizar recursos pedagógicos, que refletirão no desempenho dos estudantes.

O governador ressaltou que algumas cidades dependem deste suporte e essa parceria chega para colaborar, sem substituir a responsabilidade do município. “Essa tarefa é a base da construção de uma educação de qualidade. Entendo que o pacto é o alicerce para permitir que crianças saiam da escola e continuem seus estudos. Se essa base não for bem construída, o conjunto do prédio não vai bem”.

Wagner disse ainda que desde o início da gestão é uma preocupação do governo investir em melhorias na alfabetização, pré-escola e nos ensinos fundamental, médio e universitário. E sinalizou que, além de abraçar as prefeituras e entidades envolvidas com a área da Educação, é fundamental unir esforços de todos que entendem do assunto.

Nenhum comentário: