quarta-feira, 27 de julho de 2011

Açúcar x adoçante


Hoje em dia, é muito difícil de se encontrar uma pessoa que não cometa o pecado da gula ao se deparar com uma bela sobremesa. Afinal, nada mais prazeroso para o paladar do que um saboroso doce, não é mesmo?

No entanto, para os adeptos de uma alimentação saudável e para os preocupados com o bem-estar do corpo, essa tentação pode representar grandes problemas. O açúcar sempre foi o inimigo número 1 das dietas. Já o adoçante, que por muito tempo foi considerado uma alternativa salvadora, começa a apresentar problemas devido a sua composição química. Em meio a esse debate, o Zashi apurou as principais características dessas duas opções.

Açúcar
Não é de hoje que o açúcar é visto como o grande vilão das dietas alimentares. Embora seja um alimento natural e saboroso, ele é caracterizado pelo seu altíssimo índice glicêmico. “Essa característica prejudica toda a comunicação das células, aumenta o envelhecimento precoce, aumenta a flacidez, por desestruturar o colágeno da pele, e ainda é uma caloria vazia, isto é, possui calorias, porém é desprovido de nutrientes”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Adoçante
Considerado por muito tempo o mocinho das dietas pelo seu baixo índice calórico, o adoçante começa a ser dispensado devido a seqüelas que sua composição química deixa no organismo. Isso porque os adoçantes são alimentos sintéticos, químicos, que, quando ingeridos, são metabolizados pelo organismo, formando uma substância tóxica chamada formaldeído. “Isso acontece principalmente com o aspartame. Essa substância é altamente tóxica e relacionada com cânceres”, afirma Daniela.

Nenhum comentário: