
O modelo de aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira (13), após decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, já possui histórico de um acidente com 19 mortes no Brasil, ocorrido em 2006.
A tragédia envolvendo o LET 410 da companhia aérea TEAM aconteceu durante um voo que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Macaé, no interior do estado. O avião atingiu uma região montanhosa da Serra de São João ao enfrentar um mau tempo. Na ocasião, não foi constatada falha no equipamento.
O LET 410 é um turbo-hélice de fabricação tcheca, projetado em 1966. Segundo a Fundação internacional de Segurança de Voo, até hoje, foram registrados 104 acidentes com este tipo de aeronave em todo o mundo. O mais grave ocorreu em 1993, na Rússia, quando um LET 410 operado por uma empresa local caiu após decolar com sobrepeso de 850 kg, matando 24 pessoas.
Outra tragédia, de causas ainda desconhecidas, aconteceu em 2003, no Haiti. Segundo informações da organização internacional, o piloto da Tropical Airways pediu para retornar ao aeroporto da cidade de Cabo Haitiano por problemas na aeronave, mas ela caiu em um canavial ao fazer o retorno, matando os dois tripulantes e os 19 passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário