quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fina apela à Corte Arbitral para avaliar possível punição a Cielo


Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, a Federação Internacional de Natação (Fina) afirmou que não punirá Cesar Cielo e outros três nadadores pelo resultado positivo para o uso de furosemida, em um exame antidoping. A Fina afirmou ainda que apelará à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tomar uma posição sobre a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de dar apenas uma advertência aos quatro atletas.

O nadador 24 anos, campeão e recordista mundial dos 50 m e 100 m livres, foi flagrado em um exame antidoping ao lado de Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked, mas a CBDA decidiu apenas por uma advertência.

De acordo com o comunicado da Fina, a apelação foi tomada baseada nos elementos apresentados pelos documentos sobre o caso. De acordo com a entidade máxima do esporte, a decisão de punir ou não os nadadores tem de ser tomada pelo CAS, em acordo com as regras do controle de doping da Fina.

A organização adverte, entretanto, que a apelação não tem efeito de supensão aos quatro atletas e que uma decisão será divulgada o mais breve possível. Principal nome da natação brasileira na atualidade, Cielo se prepara para participar do Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado neste mês.

Nenhum comentário: