segunda-feira, 4 de julho de 2011

Governo destina R$ 16 bilhões para agricultura familiar


Uma boa notícia para os agricultores familiares. A presidente Dilma Rousseff disse no programa “Café com a presidenta” desta segunda-feira (4) que no Plano Safra 2011/2012, que destina 16 bilhões de reais a produção da agricultura familiar, o limite de crédito aumenta, os juros estão mais baixos e os pequenos produtores vão ter mais prazo para pagar.

“A taxa de juros de investimento, que antes era de 4%, caiu pela metade. O máximo de juros agora está em 2% ao ano”, sinalizou. Outra novidade, segundo a presidente é que “se o agricultor perder a colheita, quando há seca ou há enchentes, ele vai agora poder pegar até R$ 4 mil para se sustentar. E a dívida do banco vai ser zerada”.

É importante que o agricultor também esteja atento ao Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar. “Esta é uma garantia que vai ser usada para compensar as perdas quando o preço de um produto ficar abaixo daquilo que o agricultor gastou para produzi-lo. Quando isso acontecer, o governo vai dar um desconto do empréstimo que o agricultor tomou”, disse Dilma.

Nenhum comentário: