sexta-feira, 15 de julho de 2011

Supermercados continuam liderando ranking de autuações do Procon-BA


Nos seis primeiros meses deste ano, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, fiscalizou 1.405 estabelecimentos comerciais no Estado. Assim como no ano passado, o setor de supermercados continua liderando o ranking de autuações do órgão. Entre as principais irregularidades encontradas pelos fiscais nestes estabelecimentos, estão a falta de preço nos produtos, preço diferenciado e produtos fora da validade.

Além dos supermercados, mais 69 setores foram alvos de operações de fiscalização especiais e atendimento à denúncias de consumidores, tais como: postos de combustíveis, lojas de vestuário, lanchonetes, entre outros. Foram emitidos ao todo, 774 Relatórios de Visita, que atestam a regularidade do estabelecimento no momento na fiscalização; 515 Atos de Contratação; que estipulam prazos para irregularidades de pequeno porte serem corrigidas pelos fornecedores; e 116 Autos de Infração.

De acordo com a diretora de Fiscalização do órgão, Isabella Barreto, o trabalho dos fiscais também envolve ações educativas, pesquisas comparativas de preço para ajudar os consumidores na busca pelos produtos mais acessíveis e orientações aos fornecedores sobre as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Neste ano, o órgão também realizou operações especiais e atendeu denúncias em Lauro de Freitas e nos municípios de Ipiaú, Jequié e Ubatã.

Nenhum comentário: